Dados do município/localização
Fundação: 29/07/1914
Emancipação Política: 29/07/1846
Gentílico: CANINDEENSE
Unidade Federatíva: CE
Mesoregião: NORTE CEARENSE
Microregião: MICRORREGIÃO DE CANINDÉ
CANINDÉ
Origem

A palavra Canindé vem do tupi-guarani kanindé, e tem várias significações:

a tribo de índios missionados e que, primitivamente, habitam as margens dos rios Banabuiú e Quixeramobim;
uma grande tribo de Tarairiús, que vivia na região central do Ceará pelo sertões de Quixadá, Canindé e Alto Banabuiú (Quixeramobim);
segundo Paulino Nogueira: uma espécie de arara de plumagem amarela, chamada guacamaio, ou um psitacídeo (arararaúna).
Sua denominação original era São Francisco das Chagas de Canindé e, desde 1914, Canindé.[6]

História

Em 1817 Canindé se tornou um distrito ainda com o antigo nome São Francisco das Chagas de Canindé. Em 1846 São Francisco das Chagas de Canindé tornou-se uma vila, sendo desmembrado uma parte de Fortaleza e outra deQuixeramobim.

Em 1911, o primeiro distrito: Caridade. Em 1914 São Francisco das Chagas de Canindé foi elevado à categoria de cidade com o nome Canindé, e no mesmo ano são criados 3 distritos: Caiçarinha, Jatobá e São Gonçalo, mas Caridade foi rebaixada para povoado.

Em 1918 é criado o distrito de Santana e em 1931 mais 2 distritos: Belém do Machado e Campos Belos. Em 1933 mais distritos: Campos, Caridade (foi elevada novamente a distrito) e General Sampaio.

Em 1935 o distrito Campos mudou o nome para Ipueiras dos Targinos. Em 1936 Belém do Machado muda o nome para Belém. Em 1938 o distrito Belém foi anexado ao município de Quixeramobim, e o distrito Santana mudou o nome para Saldanha, e Ipueiras dos Targinos reduziu o nome para Targinos. Em 1943 o distrito Campos Belos mudou o nome para Ubiraçu, e Saldanha mudou o nome para Paramoti.

Em 1950 é criado o distrito Inhuporanga. Em 1951 é criado o distrito de Bonito. Em 1953 é criado o distrito de Esperança. Em 1957 Paramoti se emancipa de Canindé. Em 1958 Caridade se emancipa de Canindé e anexa o distrito Inhuporanga. Em 1964 são criados os distritos de Ipueiras dos Gomes e Monte Alegre. Em 1992 são criados os distritos de Capitão Pedro Sampaio e Iguaçu. Em 2005 Salitre se torna distrito de Canindé figurando no lugar de Ubiraçu.

HISTÓRIA
A região das nascentes as margens do rio Curu e seus afluentes, bem como os afluentes do rio Choró, era habitada por índios de origem Tapuia: Jenipapos-canindés, Kanyndés.[8] A partir do século XVII, os portugueses começaram a ocupar estas terras, via o sistema de sesmarias, para a criação de gado e a lavoura no ciclo econômico de carne de sol e charque.

Em 1775, o sargento-mor português Francisco Xavier de Medeiros, estabeleceu-se às margens do rio Canindé e, logo depois, iniciou a construção de uma capela em honra a São Francisco das Chagas, que é o marco histórico e religioso de Canindé. A construção do templo atual foi encarregada ao arquiteto italiano Antonio Mazzini.

Destacam-se também, os magníficos afrescos do pintor, também italiano, George Kau.

Esta capela ficou pronta em 1796, depois de disputas jurídicas e paralisações devido a Seca dos três setes (1777) e também a seca de 1793. A primeira imagem de São Francisco, que veio de Portugal, é mais conhecida como São Francisquinho.

Em 1818, o povoado de Canindé havia sido elevado à categoria de vila, quando também foi demarcado seu território às margens do rio que nomeou o lugar. Sua Fundação foi no dia 29 de julho de 1846.

Cultura

O principal evento cultural é a festa do padroeiro: São Francisco das Chagas, popularmente conhecida como a Romaria de Canindé. Uma das festas religiosas mais antigas do estado do Ceará[14].

Um grande evento religioso na qual Canindé recebe todos os anos cerca de 2,5 milhões de romeiros franciscanos de todo o país, sendo a cidade com a maior romaria franciscana da América Latina.

Ainda hoje é conduzida solenemente a grande imagem de São Francisco, conhecida como São Francisquinho, na tradicional procissão do dia 4 de outubro, durante a Festa de São Francisco das Chagas.

A cidade possui também a maior estátua de São Francisco de Assis do mundo, que mede 30,25 m de altura.

É conhecida por sua tradição na lida do homem com o gado, especialmente dos vaqueiros. Tendo 4 de seus filhos reconhecidos como mestres da cultura tradicional popular do Ceará: Mestra Dina (vaqueira-aboiadora), Mestra Odete Uchôa (ervas medicinais), Mestre Getúlio Colares (sineiro) e Mestre Bibi (escultor).

Divisão Política

A administração municipal localiza-se na sede, Canindé.[12] O poder executivo municipal é comandado pela Prefeita Rozario Ximenes, eleita em 2016. O poder legislativo do município, foi instalada inicialmente em 21 de junho de 1847, contendo 15 vereadores.

Dados de características geográficas
Área: 3.218,48
População estimada: 78049
Densidade: 23,14
Altitude: 148
Clima: SEMI-ÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Distância para a capital: 110,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito